sexta-feira, 25 de junho de 2010

Vamos aprender a cuidar dos animais??

Através do Projeto Jornal na Escola foi desenvolvido no CEI Norma Berneck na sala do MI, juntamente com as professoras Vera Fabiana e Zenaide um trabalho diferenciado onde visa orientar os alunos e despertá-los para conhecer a vida dos animais.

Foi trabalhado em sala de aula na edição do Jornal n◦ 1390, uma matéria sobre uma cachorrinha que estava sofrendo maus cuidados e a Médica Veterinária Luciana Broering Dall´igna prestou auxílio, trazendo a cachorra para sua clínica oferecendo todos os cuidados necessários para o bem estar do animal.

Após as crianças realizarem leitura de imagem sobre a reportagem, tiveram a visita na sala de aula da Veterinária Luciana e sua cachorrinha, ela colocou para as crianças que os animais são seres vivos de muita importância para o Planeta Terra e também para a vida do homem. Levar ao conhecimento das crianças que possuir um animal de estimação não é somente prender em casa o bichinho, que ele precisa de uma vida saudável e cuidados especiais. Que cada pessoa encontra a hora certa para ser responsável para tais cuidados. A preocupação do mercado irregular de animais, que maltrata e leva até a morte vários deles. Conscientização da natureza, que os animais precisam dela e também de uma vida digna, alimentação saudável, abrigo adequado para darem continuidade à espécie; o que vai trazer somente benefícios para a humanidade.

Desenvolveram diversas atividades pedagógicas em sala de aula sobre o assunto, o qual foi muito polêmico pelas crianças, tendo como objetivos - Denvolver o interesse em preservar a vida dos animais. - Promover a escolha ideal do seu animal de estimação. - Manter cuidados especiais com os animais. - Manter vivos os animais para que procriem, evitando a extinção dos mesmos. - Adquirir os cuidados especiais aos animais. Os objetivos desejados foram amplamente alcançados. Em cada etapa de trabalho realizada, pôde-se constatar que os alunos dominaram o conhecimento sobre: espécies de animais, o seu habitat, benefícios alimentação, preservação dos mesmos e escolha de um animal de estimação.

Finalizando os trabalhos as crianças foram juntamente com as professoras e algumas mães dos alunos até a Clínica Bichos e Mimos, sendo a proprietária Dr. Luciana, conhecerem como funciona um Pet Shop, principalmente no setor de banho e tosa onde as crianças se surpreenderam com os trabalhos realizados... Um trabalho Inesquecível... Onde as crianças tiveram um excelente desenvolvimento no seu ensino-aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário