quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Meu bonequinho de alpiste...

Os alunos do Berçário II, por estarem trabalhando o tema água e plantas, realizaram a experiência do bonequinho de alpiste colocando serragem em uma lata decorada e depois semeando alpiste. O objetivo desse trabalho foi envolver as crianças com pequenas experiências e constatações, incentivando-as a observarem os bonequinhos diariamente e ver q estão crescendo. As crianças adoraram a experiência e com a ajuda das professoras confeccionaram os bonecos.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Do tempo da Vovó...

Trabalhando a matéria do Caderno de fim de Semana do Projeto Jornal na Escola, o Berçário II reviveu o tempo da vovó, contando as crianças histórias e cantigas evidenciando os personagens da vovó e do vovô, apresentado através de um teatro de fantoches o qual exploraram as relíquias da vovó.
Os alunos receberam a visita da Sra. Salete dos Santos, que é proprietária da loja Relicário da Vovó e que mostrou alguns objetos. Olhinhos atentos e curiosos a tudo que lhes era apresentado. Um momento mágico para as crianças e uma experiência do tempo da vovó.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Muita diversão no Dia do Estudante...

Nossa escola não poderia deixar de comemorar o Dia do Estudante no dia 11/08/10.
Data que merece reflexão sobre as responsabilidades, o compromisso e a dedicação que cada criança / estudante deve ter diariamente no espaço de aprendizado.
Para isso, um trabalho reflexivo e de debate foi realizado com nossos alunos do Maternal II e III e para comemorar este dia, preparamos um delicioso bolo onde exploramos quantidade, textura, cor e cheiro dos ingredientes necessários.
Enfim, um dia de estudo e comemoração que teve seu fechamento saboreando nossa receita e assistindo o filme: Alice no País das Maravilhas com direito a suco e pipoca.
Parabéns queridos estudantes e sucesso na sua longa vida escolar!


 

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Semana Farroupilha!!!

Os alunos do CEI Norma Berneck sala do MI, juntamente com as professoras tiveram uma visita muito especial na tarde do dia 11/08/10, o patrão do Grupo Tradicionalista Alma Pampeana Luiz Marcos Cruz, o qual veio trazer através do seu conhecimento um pouco da cultura tradicionalista relembrando e contando um pouco da história da Revolução Farroupilha e destacando como era a vida de um tropeiro.

Foi uma tarde descontraída e rica em informações, onde os alunos se deslumbraram, pois, Dr. Marcos além de repassar conhecimentos históricos, também vestiu-se como um tropeiro e fez simulação de como arrumar montaria em um cavalo, depois de todas as explicações os alunos puderam aproveitar e sentar no cavalo simulado e deitar-se em uma cama parecida com a do tropeiro. Com certeza todos os objetivos foram atingidos e conhecimentos enriquecidos.



Visita ao Posto Capital...

Dia 15/07/10, as crianças do Maternal II fizeram um passeio até o Auto Posto Capital para observarem alguns livros sobre a água. No caminho as professoras aproveitaram e mostraram as flores nos jardins das casas e explicaram a importância da água para a vida dos seres vivos. As crianças observaram uma senhora lavando as calçadas e questionaram como ela fazia para economizar a água quando lavava. Foram observadas algumas poças de água suja, as crianças concluíram que aquela água era imprópria para utilização. As crianças adoraram o passeio e aprenderam um pouco mais sobre a importância da água em nossas vidas.


Como uma flor branca pode ficar colorida?????

No decorrer do projeto sobre a água, foi realizada a primeira experiência da turma do Maternal II, onde foi observado quanto tempo leva para ocorrer à transformação de uma flor colocada dentro de um recipiente com tinta colorida. As crianças acompanharam no decorrer dos dias o tingimento de algumas pétalas das flores.


A importância da água para as plantas!!

Dia 08/07/10, a turma do Maternal II, foi até o jardim do CEI, e com auxílio das professoras e orientadora, plantaram algumas mudas da flor Amor Perfeito. As crianças ficaram responsáveis de regá-las quando necessário e sempre estarem observando o seu crescimento. Conclusão: para seu crescimento a planta precisa de água, assim como o ser humano também necessita de água para viver.


quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Visita ao poço...

A turma do Maternal II, por estar trabalhando o tema "Água", juntamente com as professoras fizeram uma visita a um poço, para fazer a comparação de como a água chega em nossas casas hoje. Elas observaram e questionaram as professoras. Logo será realizado um passeio até a Casan, para melhor compreensão do assunto.

Solidariedade: um ato de amor!!!

No jornal do dia 30/07/10, foi trabalhado em sala de aula (Maternal III), a capa do caderno fim de semana, o qual trazia informações sobre crianças órfãs, sendo esta, a semana que antecedia o dia dos pais, enfatizando sua importância e valorização. Projeto que teve como produto final, visita a casa para conhecermos esta realidade e entrega de doações às crianças do Lar Nova Alvorada feita pelos pais do Maternal III. Gratos a todos que colaboraram e incentivaram esta atitude de solidariedade para seu filho (a).